Fórmula 1

Binotto assume que Ferrari errou ao tentar poupar pneus de Leclerc na qualificação

Mattia Binotto, diretor de equipa da Ferrari, admitiu que um erro de cálculo quando a equipa tentava poupar um jogo de pneus de Charles Leclerc acabou por colocar o monegasco fora da qualificação no Q1.

Leclerc arrancará da 15ª posição para o seu Grande Prémio de casa depois de ter sido eliminado no Q1, quando a Ferrari não o enviou de volta para a pista para uma segunda tentativa.

Binotto reconheceu que “podemos argumentar que, como Ferrari, estes são erros que não devem acontecer”, mas também lembrou que a posição da equipa no campeonato significa que é necessário “correr alguns riscos”.

O italiano explicou que a Ferrari pretendia evitar uma nova saída de Leclerc para a pista para poupar um jogo de pneus, já que sentia que essa seria a sua melhor oportunidade para desafiar a Mercedes e a Red Bull.

“Não é um bom dia para nós”, disse Binotto numa conferência de imprensa especialmente agendada para explicar o sucedido na qualificação. “Cometemos um erro, é isso que chamamos ao que aconteceu hoje, nada mais.”

“O tempo de corte é calculado em tempo real com base nos setores de todos os pilotos. Quando o tempo de corte é calculado, normalmente adicionamos uma margem sobre ele.”

“Essa margem é suficientemente boa para suportar tolerâncias ou incertezas, coisas que podem acontecer normalmente durante uma sessão.”

“Certamente que hoje a margem que aplicamos não foi suficiente.”

Binotto disse ainda que o erro não foi originado pelo facto de a equipa se concentrar demasiado em Sebastian Vettel, que também estava em risco de não passar ao Q2.

“Temos duas equipas completas, uma por piloto”, acrescentou. “O limite foi o mesmo para os dois pilotos.”

“De um lado, tivemos a necessidade de sair. O Charles perguntou se devíamos sair e nós respondemos ‘não, temos os dados e acreditamos que é suficiente’. Não foi.”

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo