O brasileiro Gabriel Bortoleto quer provar que Helmut Marko estava errado quando o descreveu como um piloto de “categoria B”.
Na sua mais recente entrevista à estação Servus TV, Marko, conselheiro da Red Bull, avaliou Bortoleto como um piloto de categoria B e atribuiu a classificação de categoria C a Jack Doohan, outro dos rookies de 2025.
Bortoleto fará este ano a sua estreia na Fórmula 1 com a Sauber depois de se ter sagrado campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em temporadas consecutivas.
Questionado em Melbourne sobre as declarações de Marko, Bortoleto respondeu: “Não me importo. Quer dizer, eu já vi isso e adoro desafios.”
“Tenho – para ser honesto – respeito por ele, pelas conquistas com os pilotos que ele colocou na Fórmula 1. O Max Verstappen, para mim, é um dos melhores do desporto.”
“Toda a gente pode ter opiniões. Vivemos num mundo livre. Acho que ele tem as suas opiniões sobre mim. Acho que provei que mereço estar na Fórmula 1. Ganhei a Fórmula 3 e a Fórmula 2 como rookie.”
“Vou provar que ele está errado com o tempo. É apenas uma questão de tempo. Nada do que eu possa dizer à imprensa neste momento o fará mudar de ideias, porque ele só fala e fala.”
“A única coisa que posso fazer agora é ir para a pista e provar que o argumento dele estava errado. Espero que, com o tempo, ele admita: ‘OK, a minha opinião não estava correta’, e que se arrependa do que disse.”
“Mas eu também já fiz isto no passado. Provavelmente, já disse coisas de que me arrependo e com as quais não concordo hoje em dia. É normal. Não vou fazer disto uma grande coisa.”