Valtteri Bottas diz que errou ao escolher ingressar na Sauber depois de ter sido dispensado pela Mercedes.
O piloto finlandês completou este fim de semana o seu último Grande Prémio ao serviço da equipa que representou desde 2022.
Bottas começou bem o seu percurso na Sauber ao somar 49 pontos em 2022, quando a equipa ainda se designava por Alfa Romeo.
No entanto, as dificuldades enfrentadas pela formação de Hinwil ao longo de 2024 fizeram com que Bottas não tivesse terminado qualquer corrida entre os dez primeiros com o C44.
“Foi um erro”, disse Bottas sobre a sua ida para a Sauber. “Não se pode prever o futuro, tudo começou bem no primeiro ano, mas desde então foi uma regressão.”
“Mas sim, não se pode prever o futuro, é assim que as coisas são. Só quero ter a certeza de que o próximo passo que dou é bom – e espero que venham tempos melhores.”
Bottas explicou que Fred Vasseur desempenhou um papel importante na sua ida para a Sauber e que a sua situação na equipa mudou a partir do momento em que o francês saiu para a Ferrari.
“O Fred foi uma grande parte, eu já tinha trabalhado com ele antes”, referiu Bottas.
“Havia um plano e uma meta claros para os três anos e como chegar lá – mas esses planos foram para o lixo quando ele saiu.”
“Tínhamos uma boa relação e objetivos claros. Isso mudou muito. Não o culpo [Vasseur] porque se formos diretores de equipa e tivermos a oportunidade de ir para a Ferrari, vamos.”
“Eu tinha a opção de que se Fred fosse, eu poderia ir, mas… assim que a Audi confirmou que ia entrar eu pensei que seria o pilar para o projeto, e bem, isso não aconteceu.”