Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton em Abu Dhabi para alcançar a quarta pole position da sua carreira – e a segunda consecutiva.
O finlandês nunca tinha estado mais rápido do que Hamilton durante as sessões de treinos livres mas rodou em 1:36.231 na terceira fase da sessão de qualificação para deixar o campeão do mundo a 0,172s.
Sebastian Vettel foi terceiro e o melhor dos Ferraris ao ser cerca de meio segundo mais lento do que Bottas em Yas Marina.
Daniel Ricciardo foi 36 milésimos mais rápido do que Kimi Raikkonen e assegurou a quarta posição na grelha de partida numa sessão em que Max Verstappen não conseguiu entrar no segundo 36 e terminou em sexto.
Nico Hulkenberg foi o ‘melhor dos outros’ em sétimo e deixa em aberto a possibilidade de a Renault anular os quatro pontos que separam a sua equipa da Toro Rosso no campeonato de construtores.
Na Force India os dois pilotos voltaram a ficar separados por milésimos de segundo, desta vez com Sergio Perez (8º) na frente de Esteban Ocon (9º).
Felipe Massa levou o Williams à décima posição na sua última sessão de qualificação na Fórmula 1.
De fora no Q2 ficaram Fernando Alonso, Carlos Sainz, Stoffel Vandoorne, Kevin Magnussen e Lance Stroll, enquanto no Q1 ficaram eliminados Romain Grosjean, Pierre Gasly, Pascal Wehrlein e Brendon Hartley.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Abu Dhabi