Valtteri Bottas liderou uma primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Estados Unidos dominada pela Mercedes em Austin.
O piloto finlandês, que terá de cumprir uma penalização de cinco lugares na grelha de partida para a corrida deste fim de semana, foi 45 milésimos de segundo mais rápido do que o outro Mercedes de Lewis Hamilton.
Max Verstappen iniciou o fim de semana na terceira posição, mas longe do seu rival na luta pelo título, uma vez que terminou a sessão praticamente um segundo atrás da marca estabelecida pelos pilotos da Mercedes.
A dupla de pilotos da Ferrari completou o top 5 em solo norte-americano, com Charles Leclerc a superar o SF21 de Carlos Sainz por quase dois décimos de segundo.
Pierre Gasly colocou o AlphaTauri na sexta posição e diante do Red Bull de Sergio Pérez, enquanto Lando Norris foi oitavo classificado ao volante do McLaren.
Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, separados por dois milésimos de segundo, encerraram os dez primeiros com os carros da Alfa Romeo.
Um problema mecânico no Alpine de Fernando Alonso motivou um breve período de bandeira vermelha nos momentos iniciais da sessão.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Estados Unidos
