16ª pole position da carreira e a quinta em 2020 para Valtteri Bottas, que superou o outro Mercedes de George Russell por apenas 26 milésimos de segundo em Sakhir.
O piloto finlandês estabeleceu um tempo de 53:377s na curta e rapidíssima versão externa do traçado do Bahrain e terá a companhia de Russell na primeira linha da grelha de partida.
Este segundo lugar de Russell representa de longe o melhor resultado em qualificação do britânico, que está a substituir o heptacampeão Lewis Hamilton este fim de semana no Bahrain.
Max Verstappen esteve na luta pela pole position até ao final da sessão e terminou apenas 56 milésimos atrás do Mercedes de Bottas, podendo representar uma ameaça para a Mercedes na corrida de amanhã.
O holandês da Red Bull alinhará ao lado de Charles Leclerc, um dos protagonistas desta sessão, que surpreendeu ao colocar o Ferrari na quarta posição com uma volta que o próprio definiu como “muito, muito boa” pelo rádio.
Sergio Pérez arrancará da quinta posição e tentará certamente voltar a lutar por um pódio e somar importantes pontos para a Racing Point na luta pela terceira posição entre os construtores.
Daniil Kvyat levou o AlphaTauri ao sexto posto e partirá à frente do Renault de Daniel Ricciardo e do McLaren de Carlos Sainz.
Depois de ter sido o terceiro mais rápido na terceira sessão de treinos livres, Pierre Gasly não se mostrou tão competitivo na qualificação e terminou em nono, diante do Racing Point de Lance Stroll.
O Renault de Esteban Ocon, o Red Bull de Alex Albon, o Ferrari de Sebastian Vettel, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o McLaren de Lando Norris ficaram de fora no Q2.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os Williams de Nicholas Latifi e Jack Aitken, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e o outro VF-20 de Pietro Fittipaldi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Sakhir