Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton para conquistar a sua segunda pole position consecutiva e a oitava da carreira numa sessão de qualificação marcada pelo acidente de Charles Leclerc em Baku.
O finlandês estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:40.495 e bateu o outro Mercedes de Hamilton por apenas 59 milésimos.
Sebastian Vettel não beneficiou da aspiração na longa reta do circuito e terminou em terceiro e a três décimos do tempo do mais rápido dos Mercdes, ao passo que Max Verstappen não se intrometeu na luta pela pole e foi quarto com o Red Bull.
Sergio Perez é o piloto com mais pódios alcançados em Baku e procurará surpreender de novo amanhã ao partir de quinto para liderar o segundo pelotão com o Racing Point.
Daniil Kvyat também esteve em bom plano ao levar o Toro Rosso ao sexto posto para terminar à frente do McLaren de Lando Norris.
Antonio Giovinazzi chegou pela primeira vez ao Q3 e foi o mais rápido dos pilotos da Alfa Romeo, deixando Kimi Raikkonen a mais de meio segundo.
O ritmo de Leclerc com os pneus médios na sua primeira volta no Q2 foi suficiente para que o monegasco aparecesse em 10º na classificação final.
No entanto, o segundo Ferrari não entrou em pista no Q3 depois de ter embatido com alguma violência nas barreiras da curva do castelo na sequência de uma travagem bloqueada.
O McLaren de Carlos Sainz não se conseguiu juntar ao seu colega de equipa no Q3, enquanto o Renault de Daniel Ricciardo, o Toro Rosso de Alexander Albon, o Haas de Kevin Magnussen e o Red Bull de Pierre Gasly também ficaram de fora na Q2.
O Racing Point de Lance Stroll, o Haas de Romain Grosjean, o Renault de Nico Hulkenberg e os Williams de George Russell e Robert Kubica ficaram de fora no Q1.
O polaco escapou ileso a um aparatoso acidente no final da primeira fase da qualificação e deu assim continuidade a um fim de semana difícil para a Williams, que terá agora de reparar o FW42 para a corrida de amanhã.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão