Valtteri Bottas, que justifica o seu sexto posto na sessão de qualificação com a inesperada utilização de um motor mais antigo, diz que está disposto a sacrificar a sua corrida para que a Mercedes conquiste os títulos de pilotos e de construtores este domingo.
O piloto finlandês partirá da sexta posição para a sua última corrida com a Mercedes após a equipa ter optado por substituir a sua unidade motriz em Abu Dhabi.
“No Q2, penso que fiz o meu melhor tempo e nunca o consegui melhorar”, disse Bottas. “Senti que quanto mais tentava, mais parecia que a afinação não tinha mais para dar.”
“Fui para uma afinação bastante macia mecanicamente e sinto que é muito boa para a corrida. Também esperava que fosse razoável para a qualificação, mas a aderência estava a melhorar bastante.”
“Tivemos de mudar para uma unidade motriz mais antiga hoje, e eu sabia que era, em comparação com ontem, pelo menos dois décimos mais lenta. Estávamos mais confiantes com esta unidade motriz em termos de fiabilidade.”
Com Bottas e Lewis Hamilton a arrancarem de pneus médios para a corrida, o finlandês poderá prolongar o seu primeiro stint para ficar momentaneamente à frente de um Max Verstappen que partirá com o composto macio e parará, teoricamente, mais cedo.
“Após o terceiro treino livre, o plano era sempre começar com o médio”, acrescentou. “Achamos que é o melhor para nós.”
“Portanto, se quisermos ou precisarmos de prolongar o stint, temos uma oportunidade. Se estiveres no macio, eles vão começar a degradar-se muito rapidamente.”
“Estou pronto para sacrificar a minha corrida ideal porque queremos mesmo os dois títulos e quero que os consigamos antes de eu ir embora. Por isso, vou definitivamente fazer a minha parte para ambos os títulos.”