Não escondendo a desilusão com a sua prestação ao longo do ano passado, Valtteri Bottas afirma que ainda não conseguiu alcançar nenhum dos seus objetivos na Fórmula 1 e revela a ambição de vencer corridas e lutar pelo título em 2019.
Embora tenha triunfado no seu ano de estreia pela Mercedes em 2017, alguns azares e prestações abaixo do esperado no início do ano passado fizeram com que Bottas fosse forçado a obedecer às ordens de equipa e não subisse ao lugar mais alto do pódio.
“Foi uma temporada dececionante”, disse Bottas em Barcelona. “E até me deixou quase zangado comigo mesmo por não ter atingido a minha meta nos seis anos que passei na Fórmula 1.”
“Eu tenho tempo, mas estou a começar a perceber que só tenho uma carreira e não quero estar nessa situação novamente.”
“O meu objetivo para este ano é ganhar o máximo que puder, apesar de não ter vencido uma corrida no ano passado. E o único alvo para toda a temporada é o título para mim e para a equipa.”
“Ainda sinto que não conquistei nada na Fórmula 1”, acrescentou. “Quero cumprir os meus objetivos e estou disposto a fazer o que for preciso para os alcançar.”
Bottas sabe que para atingir esses objetivos terá de começar por bater o seu colega de equipa. Depois de negar que a Mercedes o tenha encorajado a desempenhar o papel de “braço direito” de Lewis Hamilton ao longo da temporada passada, o finlandês revelou que tem trabalhado para descobrir como pode superar o cinco vezes campeão do mundo de Fórmula 1.
“Eu e o Lewis percebemos que será benéfico se trabalharmos juntos dentro da equipa”, afirmou. “Mas ambos sabemos que quando colocamos o capacete e entramos no carro, nunca queremos estar atrás do outro.”
“Para lutar contra o Lewis, preciso de estar no meu melhor, e isso engloba muitos detalhes. Não posso mudar certas coisas, como a forma como conduzo, mas sei o que consigo fazer se estiver ao meu melhor nível.”
“Já fui capaz de igualar ou bater o Lewis em ritmo de corrida e qualificação e sei que consigo fazê-lo. Agora só preciso de trabalhar para estar lá de forma mais consistente.”