O mais rápido na qualificação, vitória na corrida sprint e recuperação até ao pódio: Valtteri Bottas acredita ter realizado em Monza uma das suas melhores prestações desde que se juntou à Mercedes.
Depois de ter liderado a qualificação e conquistado a vitória na corrida sprint, o finlandês foi forçado a arrancar da última posição para a corrida de domingo por estar a utilizar a quarta unidade motriz do ano em solo italiano.
Bottas, que recuperou até ao top 10 num primeiro stint em que utilizou pneus duros, realizou a sua paragem durante o período de Safety Car causado pela colisão entre Lewis Hamilton e Max Verstappen e era sexto classificado no reinício da corrida.
Ultrapassando os Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc para ser o quarto a ver a bandeira de xadrez, Bottas foi promovido à terceira posição na sequência da atribuição de uma penalização de cinco segundos a Sergio Pérez.
“Disse à equipa que ia estar no pódio, por isso estou contente por o termos feito”, afirmou Bottas. “Uma recuperação muito boa da minha parte, não acho que tenha ganho tantos lugares numa corrida na minha carreira.”
“Partir de trás nunca é fácil, e no final, estou contente por termos conseguido mais pontos do que a Red Bull, especialmente tendo em conta onde estávamos antes da corrida.”
“Foi uma corrida agradável. A batalha com o Pérez foi boa e estou muito satisfeito com o meu resultado. Provavelmente um dos meus melhores fins de semana com a Mercedes. Penso que fui forte durante todo o fim de semana, o que é muito satisfatório.”
“Obviamente, é uma pena o acidente entre o Lewis e o Max. Perdemos ali alguns pontos importantes. Ainda não vi bem o incidente, mas estou contente por saber que ele está bem.”
“Agora precisámos de olhar em frente e espero levar este impulso para a Rússia, uma pista onde me saí bem no passado.”