Valtteri Bottas liderou uma dobradinha da Mercedes na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México.
O piloto finlandês rodou em 1:18.341 com os pneus macios para superar o outro Mercedes de Lewis Hamilton por 0,076s e o Red Bull de Max Verstappen por 0,123s.
O início da ação em pista no Autódromo Hermanos Rodríguez ficou marcado pela falta de aderência criada pela sujidade do asfalto mexicano, condições que surpreenderam Charles Leclerc e Sergio Pérez.
Os dois pilotos perderam o controlo dos seus carros após a secção do estádio e acabaram por danificar as asas traseiras do Ferrari e do Red Bull ao colidirem com o muro da famosa curva Peraltada.
Bem mais significativos no RB16B de Pérez do que no SF21 de Leclerc, os danos forçaram o piloto da casa a perder cerca de metade da sessão inaugural do seu Grande Prémio.
No regresso à pista, Pérez estabeleceu uma marca cerca de um décimo e meio mais lenta do que Verstappen para garantir o quarto posto.
Pierre Gasly, quinto classificado, surpreendeu ao liderar o segundo pelotão com uma enorme vantagem de quase seis décimos de segundo sobre o Ferrari de Carlos Sainz.
Após um atribulado arranque de sessão, Leclerc fechou a manhã no oitavo posto, atrás do Alpine de Fernando Alonso e diante do outro A521 de Esteban Ocon e do Aston Martin de Sebastian Vettel.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México