Um “muito confiante” Valtteri Bottas acredita que o intenso trabalho que levou a cabo durante os meses de paragem forçada fará dele um piloto “mais completo” quando a temporada de 2020 se iniciar na Áustria.
O piloto finlandês, que se prepara para entrar na sua quarta temporada ao serviço da Mercedes, realizou em 2019 o melhor ano da sua carreira, terminando o campeonato no segundo lugar, apenas atrás de Lewis Hamilton.
No entanto, Bottas, que ainda não tem um contrato assinado para 2021, está determinado em fazer ainda melhor em 2020.
“Sinto mesmo que este tempo extra, que foi inesperado, só foi bom para mim”, disse Bottas à Sky Sports. “É raro um piloto ter tanto tempo livre e conseguir fazer coisas diferentes e focar-se em si próprio.”
“Também consegui conduzir muito e alguns dos outros pilotos podem ter tido dificuldade para fazer isso durante o isolamento. Tenho feito kart e rally todas as semanas desde que regressamos de Melbourne, portanto também me sinto bem ao nível da condução.”
Questionado sobre o que precisaria para chegar ao topo, Bottas garantiu ter evoluído em todos os aspetos desde os testes de Barcelona.
“Obviamente será uma temporada muito especial, porque será mais curta do que o planeado”, acrescentou. “Portanto, cada erro custará muito mais do que anteriormente.”
“É tudo uma questão de consistência e sinto que eu, a equipa e a minha equipa de engenharia pessoal temos trabalhado no meu estilo de condução. Sinto que tenho algumas coisas novas na caixa de ferramentas que poderei usar.”
“Consegui sentir nos testes de Barcelona que dei bons passos em algumas curvas e tenho-me focado nisso durante o isolamento. Sinto que estou mais completo como piloto e também fisicamente, estou a atingir o meu pico. Espero que isso se possa mesmo traduzir. Estou muito confiante, mentalmente num bom lugar, e vou dar tudo, sem dúvida.”