Um importante patrocinador pessoal de Valtteri Bottas optou por não renovar o seu acordo com o finlandês e colocou um ponto final numa ligação que durava há 20 anos por considerar que os resultados obtidos ao longo da temporada de 2018 foram demasiado fracos.
Bottas não alcançou qualquer vitória em 2018 e terminou o campeonato na quinta posição, atrás dos dois Ferraris e do Red Bull de Max Verstappen.
O Grupo Wihuri, liderado pelo bilionário finlandês Aarnio-Wihuri, patrocinou a carreira de Bottas ao longo dos últimos 20 anos e estabeleceu uma ligação com a Mercedes quando o seu piloto chegou vindo da Williams em 2017.
“Foi desapontante”, afirmou Aarnio Wihuri. “Não foi totalmente culpa dele porque existiram alguns problemas técnicos e na equipa, mas penso que no geral foi um ano fraco.”
“É difícil ser colega de equipa de Hamilton, mas o Valtteri ficou para trás em relação a muitos outros e foi apenas quinto. Foi um resultado bastante fraco.”
O Grupo Wihuri é também conhecido por apoiar Simo Laaksonen e Niko Kari, dois jovens pilotos que tentam seguir os passos de Bottas e chegar à Fórmula 1.
O líder da Wihuri aproveitou, no entanto, para revelar que não renovará o acordo que estabeleceu com Kari por razões também relacionadas com o desempenho em pista.
“O apoio ao Laaksonen irá continuar. Não iremos continuar com o Kari devido ao pouco sucesso obtido.”
Kari, de 18 anos, terminou a temporada de 2018 da GP3 Series em 17º, mas falhou as quatro últimas corridas por ter subido à Fórmula 2 com a MP Motorsport.