Valtteri Bottas conquistou a sua terceira vitória do ano e a sexta da carreira para ajudar a Mercedes a sagrar-se campeã de construtores da temporada de 2019 da Fórmula 1 em Suzuka.
O finlandês arrancou de terceiro mas superou a dupla de pilotos da Ferrari ainda antes da primeira curva e apostou numa estratégia de duas paragens que lhe deu a vitória no Japão.
Lewis Hamilton chegou a liderar a corrida mas também trocou de pneus pela segunda vez e caiu para a terceira posição, atacando nas últimas voltas com pneus novos mas não conseguindo ultrapassar Sebastian Vettel.
O alemão resistiu à pressão do pentacampeão e conquistou importantes pontos para a batalha do terceiro lugar no campeonato.
O momento do arranque ficou ainda marcado por uma colisão entre Charles Leclerc e Max Verstappen que viria a terminar com a corrida do holandês da Red Bull em casa da Honda.
Embora o construtor japonês não tenha conseguido chegar ao pódio em casa, Alex Albon obteve o seu melhor resultado da carreira ao ser quarto classificado com o RB15.
Carlos Sainz não teve argumentos para lutar com o tailandês mas liderou o segundo pelotão e igualou o seu melhor resultado do ano com um quinto posto ao volante do McLaren.
Depois de se ter atrasado devido aos danos causados pelo toque com Verstappen, Leclerc recuperou até sexto
Realizando uma corrida de trás para a frente após ter arrancado de 16º, Daniel Ricciardo esteve sempre ao ataque e ainda levou o Renault ao sétimo posto.
O australiano terminou na frente do Toro Rosso de Pierre Gasly e do outro Renault de Nico Hulkenberg.
Uma saída de pista de Sergio Perez na sequência de um toque com Gasly na última volta promoveu Lance Stroll ao derradeiro lugar pontuável.