Sebastian Vettel conquistou a pole position para o Grande Prémio do Japão ao liderar uma dobradinha da Ferrari na sessão de qualificação.
O alemão estabeleceu a marca de 1:27.064 com os pneus macios da Pirelli e superou o outro SF90 de Charles Leclerc por quase dois décimos em Suzuka.
Valtteri Bottas foi o melhor dos Mercedes ao superar Lewis Hamilton por nove milésimos, enquanto Max Verstappen e Alex Albon completaram os seis primeiros com o mesmo tempo.
Carlos Sainz e Lando Norris colocaram a McLaren no topo do segundo pelotão e os franceses Pierre Gasly e Romain Grosjean fecharam o top 10.
De fora no Q2 terminaram os Alfa Romeos de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen, o Racing Point de Lance Stroll, o Toro Rosso de Daniil Kvyat e o Renault de Nico Hulkenberg.
Na primeira fase da sessão ficaram eliminados o Renault de Daniel Ricciardo, o Racing Point de Sergio Perez, o Williams de George Russell, o Haas de Kevin Magnussen e o outro Williams de Robert Kubica.
O polaco sofreu um acidente quando preparava a sua primeira volta no Q1 e não estabeleceu um tempo na sessão.
Poucos minutos depois, Magnussen também perdeu o controlo do Haas na última curva e a equipa norte-americana não conseguiu reparar os danos no VF-19.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio do Japão