Superando Lewis Hamilton por apenas 12 milésimos de segundo no Red Bull Ring, Valtteri Bottas conquistou a pole position para o primeiro Grande Prémio da temporada de 2020 da Fórmula 1.
Uma saída de pista na derradeira tentativa não impediu o finlandês de chegar à primeira posição na grelha de partida, já que o tempo de 1:02.939s registado anteriormente foi suficiente para bater o seu colega de equipa.
Max Verstappen, o único piloto dentro dos dez primeiros que arrancará de pneus médios para a corrida, não se intrometeu na luta pela position mas levou o Red Bull ao terceiro posto em Spielberg.
Lando Norris realizou a sua melhor qualificação de sempre na Fórmula 1 para colocar o McLaren entre os pilotos da Red Bull, superiorizando-se ao RB16 de Alex Albon, que completou os cinco primeiros.
Sergio Pérez igualou o tempo de Alex Albon e arrancará da sexta posição para a corrida de amanhã, ao passo que Charles Leclerc não foi além do sétimo tempo, diante do segundo McLaren de Carlos Sainz.
O outro Racing Point de Lance Stroll e o Renault de Daniel Ricciardo completaram os dez primeiros no Red Bull Ring.
Embora a Ferrari não tenha mostrado um ritmo particularmente competitivo ao longo dos treinos livres, a sessão de qualificação culminou num resultado inesperado e dececionante para a Scuderia, já que Sebastian Vettel foi mesmo eliminado no Q2, juntamente com os AlphaTauri de Pierre Gasly e Daniil Kvyat, o Renault de Esteban Ocon e o Haas de Romain Grosjean.
Eliminados no Q1 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, o Williams de George Russell, os Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen e o outro Williams de Nicholas Latifi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Áustria