Valtteri Bottas conquistou a sua primeira pole position da temporada de 2019 na qualificação para o Grande Prémio da China.
O finlandês bateu o outro Mercedes de Lewis Hamilton por apenas 23 milésimos de segundo e assegurou a primeira posição na grelha de partida para a 1000ª corrida da Fórmula 1.
Hamilton não melhorou o seu tempo na derradeira tentativa do Q3 e terminou atrás de Bottas pela primeira vez em qualificação em 2019.
Sebastian Vettel e a Ferrari não tiveram argumentos para evitar a dobradinha da Mercedes mas o alemão fez melhor do Charles Leclerc ao realizar o terceiro melhor tempo para deixar o monegasco a 17 milésimos de segundo.
Max Verstappen não conseguiu cruzar a linha de meta a tempo de realizar uma última volta rápida e alinhará em quinto na grelha, enquanto Pierre Gasly colocou o segundo Red Bull na sexta posição.
Numa sessão em que a Renault se voltou a afirmar como a “melhor das outras” equipas, Daniel Ricciardo garantiu o sétimo posto e superou Nico Hulkenberg ao ser apenas quatro milésimos mais rápido do que o alemão.
Romain Grosjean e Kevin Magnussen optaram por nem entrar em pista no Q3 e os Haas sairão de nono e décimo para a corrida de amanhã.
O Toro Rosso de Daniil Kvyat, o Racing Point de Sergio Perez, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e os McLarens de Carlos Sainz e Lando Norris não passaram à Q3 e arrancarão atrás dos dez primeiros.
Eliminados no Q1 ficaram o Racing Point de Lance Stroll, os Williams de George Russell e Robert Kubica, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o Toro Rosso de Alexander Albon.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da China