Valtteri Bottas garantiu a pole position para o Grande Prémio de São Paulo ao triunfar na qualificação sprint em Interlagos.
O piloto finlandês, que herdou a segunda posição na grelha de partida após Lewis Hamilton ter sido desqualificado dos resultados da sessão de qualificação de sexta-feira, maximizou o potencial dos pneus macios no arranque para roubar a liderança ao Red Bull de Max Verstappen.
Embora tenha pressionado o Mercedes de Bottas ao longo da segunda metade da corrida, Verstappen nunca esteve em posição de esboçar uma ultrapassagem e terminou num segundo posto que lhe permite, ainda assim, ganhar mais dois pontos a Lewis Hamilton no campeonato.
Carlos Sainz, que ainda rodou momentaneamente em segundo depois de ter ultrapassado Verstappen durante a primeira volta, brilhou ao defender-se da pressão imposta por Sergio Pérez para ser terceiro e amealhar um ponto em solo brasileiro.
Lewis Hamilton recuperou 15 posições para ver a bandeira de xadrez em quinto e assegurar o décimo posto na grelha de partida para o Grande Prémio deste domingo.
Lando Norris, o aniversariante do dia, levou o McLaren ao sexto posto e fechou a corrida diante do Ferrari de Charles Leclerc.
Pierre Gasly, quarto na grelha de partida, caiu para a oitava posição, ao passo que o Alpine de Esteban Ocon e o Aston Martin de Sebastian Vettel completaram os dez primeiros.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo







