Quando faltavam apenas dois minutos para o fim da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha, Brendon Hartley alargou demasiado a trajetória na abordagem à curva 9 e bateu forte contra um dos muros do traçado de Barcelona.
O piloto neozelandês de 28 anos saiu completamente ileso do acidente, mas o mesmo não se pode dizer do seu carro, pelo contrário. Enquanto as imagens mostravam a remoção do seu carro por parte dos comissários de pista, viu-se a traseira do seu carro literalmente a desfazer-se e até foi possível ver o choque na cara dos engenheiros que assistiam a partir do muro das boxes.
No rescaldo do acidente, o Brendon Hartley garante que este terá sido um dos maiores acidentes da sua carreira.
“Tive um um acidente razoavelmente grande na primeira corrida do Campeonato do Mundo de Resistência em 2016 [em Silverstone], mas não foi um impacto tão grande.”, disse Hartley.
“Este foi definitivamente o maior acidente que tive em muito tempo. Acontece em câmera lenta.”
“Eu fui de traseira contra o muro, portanto nunca sabes quando é que o impacto vai acontecer.”
“Olhei para o espelho para saber exatamente quando é que ia acontecer. Tu preparas-te um bocado, mas nunca é divertido.”
“Geralmente eu uso aquele corretor para entrar na curva 9, como muitos outros [pilotos] fazem.”
“Nessa volta eu usei dois ou três centímetros a mais e pisei a relva, acho que existe ali uma espécie de buraco e foi isso que me fez entrar em pião tão rapidamente. Depois disso eu fui apenas um passageiro.”
Apesar do choque e do grande trabalho de recuperação que os mecânicos da Toro Rosso têm pela frente, Brendon Hartley está confiante que terá carro participar na corrida de amanhã e promete não só fazer tudo o que está ao seu alcance para esquecer o acidente de hoje, como ainda pontuar na corrida.
“Sei que estão todos a trabalhar muito duro para preparar o carro para amanhã, e estou confiante que vai estar, e eu também vou estar pronto.”
“Não vou pensar muito no acidente, mas sim em conquistar posições na corrida.”
“Sei que a Toro Rosso começou do fundo da grelha no ano passado e conseguiram pontuar, portanto não é impossível.”
“Vou fazer o meu melhor para esquecer o acidente e atacar a corrida de amanhã como outra qualquer.”
“Não vou deixar que me afete. O meu objetivo é pontuar amanhã. Eu sei que é possível.”