Flavio Briatore, ex-diretor de equipa da Renault, está de regresso à Fórmula 1 para desempenhar a função de consultor executivo da formação de Enstone.
O italiano iniciou o seu percurso na Fórmula 1 como diretor da Benetton, onde chegou ao título com Michael Schumacher em 1995 e 1996.
Depois de um período fora do desporto, Briatore regressou à liderança da equipa de Enstone em 2002, altura em que a estrutura passou a utilizar a designer Renault.
Briatore acabaria por abandonar a Fórmula 1 na sequência do seu envolvimento no escândalo do ‘crashgate’ – quando Alonso venceu o Grande Prémio de Singapura depois de o outro Renault de Nelson Piquet ter sofrido um acidente de forma deliberada para provocar a entrada do Safety Car.
Embora tenha sido inicialmente banido da Fórmula 1 de forma perpétua, Briatore viria a conseguir reduzir essa sentença nos tribunais.
“A Alpine pode confirmar que Flavio Briatore foi nomeado pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, como o seu consultor executivo para a divisão de Fórmula 1”, lê-se no comunicado da equipa.
“Briatore irá centrar-se predominantemente em áreas de alto nível da equipa, incluindo a prospeção de talentos de topo e o fornecimento de informações sobre o mercado de pilotos, desafiando o projeto existente através da avaliação da estrutura atual e aconselhando sobre algumas questões estratégicas no âmbito do desporto.”