Zak Brown, diretor executivo da McLaren, diz que Lando Norris é “tão rápido como qualquer um” na grelha da Fórmula 1 e, por isso, uma excelente referência para Daniel Ricciardo.
O bom momento de forma de Norris, que terminou dentro dos cinco primeiros em seis das sete corridas já disputadas em 2021, tem contrastado com as dificuldades enfrentadas por Ricciardo no seu ano de estreia na equipa.
No entanto, o australiano mostrou um ritmo mais competitivo no Grande Prémio de França do passado fim de semana, cruzando a linha de meta em sexto e atrás do seu colega de equipa.
“Não nos podemos esquecer que ele teve metade dos testes este ano e que ainda estávamos a tentar aprender a unidade motriz”, disse Brown sobre Ricciardo. “Portanto, o que estamos a ver no Daniel é que ele está a ficar mais rápido a cada fim de semana.”
“A ética de trabalho dele é ótima e ele e a equipa estão a trabalhar mais estreitamente juntos. Por isso, estou extremamente confiante de que ele chegará ao seu ritmo em breve.”
“Penso que a adaptação a um carro novo numa era COVID, onde os testes foram reduzidos, não lhe facilitou certamente a vida. Ele tem um colega de equipa que penso ser tão rápido como qualquer um na grelha, portanto tem uma grande fasquia.”
Brown referiu ainda estar “extremamente satisfeito” com a forma como Norris conseguiu tornar-se mais agressivo em pista sem cometer erros.
“O Lando amadureceu muito bem, entrou como um rookie e já pilotava de forma muito madura”, acrescentou Brown.
“Se olharmos para alguns dos outros rookies que entraram, eles tiveram muitos acidentes. Embora tenham mostrado rapidez, ultrapassaram o limite demasiadas vezes. O Lando não ultrapassou. Ele mostrou grande ritmo e maturidade desde o início.”
“O que lhe pedimos para fazer no ano passado e este ano foi para estar um pouco mais no limite, dizendo-lhe que não faz mal se sair de pista de vez em quando. E o que temos visto é que ele ficou ainda mais rápido, alargou os cotovelos, mas continua a manter o carro em pista, o que é ótimo.”
“Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho do Lando, achamos que ele está a pilotar a nível muito elevado.”