Jamie Chadwick revelou ter o objetivo de participar numa sessão de treinos livres da Fórmula 1 em 2023.
A piloto britânica, que se sagrou campeã em todas as três épocas da W Series, rumará na próxima temporada aos Estados Unidos para disputar o campeonato Indy NXT – previamente designado por Indy Lights – com a Andretti Autosport.
Chadwick continuará integrada na academia de pilotos da Williams e espera ter a oportunidade de se estrear aos comandos de um carro de Fórmula 1 no próximo ano.
“Espero evoluir para esse papel”, disse Chadwick. “Vamos ver, se houver uma oportunidade de entrar no carro, esse é o derradeiro objetivo.”
“O meu derradeiro objetivo é tentar entrar no carro para uma sessão de treinos livres. Obviamente, ainda não há nada confirmado, mas tenho insistido muito para isso nos últimos dois anos, portanto espero que seja algo que possamos fazer.”
Quando lhe perguntaram se participar num treino livre de um Grande Prémio era um objetivo realista, Chadwick respondeu: “Quero que esse seja o meu objetivo. Ainda é um grande passo da W Series para a Fórmula 1, mas espero que agora, por estar envolvida num campeonato como a Indy NXT, esse passo esteja um pouco mais perto e essas oportunidades possam surgir.”
Embora esteja empenhada em ser bem sucedida no campeonato que serve de antecâmara à IndyCar Series, Chadwick não descarta a possibilidade de regressar à Europa para competir nas categorias de promoção à Fórmula 1.
“Os meus objetivos ainda estão muito em aberto”, acrescentou. “Adoraria correr na IndyCar um dia, mas a Fórmula 1 é um grande objetivo meu.”
“Penso que ainda há muito a alcançar antes de a Fórmula 1 estar em cima da mesa. Penso que a Indy NXT é potencialmente uma boa oportunidade para conseguir um bom lugar em algo como a Fórmula 2 ou a Fórmula 3.”
“Sou uma sortuda por ter a Williams a apoiar-me muito neste passo e acho que é importante continuar a ter uma boa relação com a Williams, a Fórmula 1 e a Europa. Não diria que vou para a América apenas focada nisso, penso que há oportunidades e portas que se vão abrir se eu tiver sucesso na Indy NXT.”