Uma nova versão do Circuito de Albert Park será estreada pela Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália de 2021.
Originalmente planeada para 21 de Março, a corrida australiana foi adiada para o mês de Novembro devido às preocupações em torno da pandemia de Covid-19.
Este adiamento permitirá aos responsáveis do circuito levar a cabo alterações que, de outra forma, só seriam introduzidas no Grande Prémio de 2022.
O projeto, desenvolvido com o objetivo de “aumentar a longevidade do circuito e melhorar as corridas”, já está em andamento e arrancou com o alargamento da via das boxes.
Uma das alterações mais significativas está relacionada com a remoção da terceira chicane do circuito (em destaque na imagem que suporta o artigo).
O que costumava ser uma travagem forte para uma direita apertada (Curva 9) tornar-se-á uma secção muito mais rápida, com os pilotos a percorrerem agora a direita rápida que anteriormente contornavam através da chicane.
Para além de baixar o tempo por volta, esta medida aumentará a velocidade de aproximação dos pilotos à chicane das curvas 11 e 12.
A curva 13 também será alvo de intervenção, com a organização a procurar alterar o camber e alargar a pista para facilitar as ultrapassagens.
Com o mesmo objetivo, a organização realizará ligeiras modificações no primeiro setor do circuito, particularmente nas curvas 1, 3 e 6.
