Antonio Giovinazzi espera que o carro de 2021 da Alfa Romeo seja suficientemente competitivo para que a equipa possa lutar por pontos de forma regular e tentar aproveitar as adversidades alheias para conquistar um pódio.
Em 2020, a falta de competitividade do C39 impediu que a Alfa Romeo se intrometesse na intensa batalha do segundo pelotão e levou a que a equipa somasse apenas oito pontos face aos 57 com que tinha terminado a temporada de 2019.
Com as dificuldades da Ferrari a afastarem a Scuderia das posições cimeiras, diversas equipas do segundo pelotão alcançaram pódios inesperados – 13 dos 23 pilotos conseguiram terminar pelo menos por uma vez entre os três primeiros.
Giovinazzi acredita que a Alfa Romeo também tem potencial para obter esses resultados, embora reconheça que a equipa precisará de evoluir significativamente em relação a 2020 para tornar isso possível.
“Espero que possamos ter um carro melhor apenas para lutar mais pelos pontos”, disse Giovinazzi ao Crash.net. “Este ano [2020] foi bastante difícil, só conseguíamos dois pontos quando havia uma corrida caótica ou algo acontecia na frente. Queremos lutar por pontos em todas as corridas.”
“O meu sonho, claro, é fazer um pódio com a Alfa Romeo, porque seria uma coisa realmente fantástica para mim e para a equipa. Esse é o meu principal objetivo, mas é claro que precisamos de um carro melhor para tentar estar mais perto dos pontos e lutar também por pódios quando alguma coisa acontecer.”
O piloto italiano, que somou quatro pontos ao longo da temporada, ficou satisfeito por ter terminado em igualdade pontual com o bem mais experiente Kimi Raikkonen, que foi seu colega de equipa pelo segundo ano consecutivo.
“Em 2019 tivemos um carro mais forte no geral, em termos de motor e tudo isso”, acrescentou. “Em 2020 tivemos mais algumas dificuldades, mas em termos de desempenho fiquei muito satisfeito com o que fiz.”
“Também como equipa, penso que melhoramos muito da primeira para a última corrida. Trabalhamos muito para melhorar o nosso carro e também para ter um carro melhor para a próxima temporada. Esse é o nosso objetivo, levar um carro melhor para a primeira corrida.”