De acordo com a Pirelli, a renovação de diversas curvas do circuito de Yas Marina tornará o traçado cerca de 14 segundos mais rápido por volta.
O circuito de Yas Marina, construído em 2009, foi recentemente alvo de significativas intervenções na sequência de criticas em relação às escassas oportunidades de ultrapassagem.
No primeiro setor, as mudanças baseiam-se na remoção da chicane a na abertura e antecipação da esquerda que antecede a longa reta do circuito.
Mais à frente, a técnica sequência de quatro curvas no segundo setor foi substituída por uma única esquerda, inspirada na secção do último setor do circuito de Zandvoort.
As curvas do terceiro setor deixaram de ter camber negativo e foram abertas para permitirem velocidades mais elevadas.

“Estas alterações encurtaram o circuito em 273 metros, o que significa que a distância de corrida foi aumentada de 55 para 58 voltas e os tempos por volta cairão cerca de 14 segundos”, lê-se na antevisão da Pirelli ao Grande Prémio de Abu Dhabi.
“Esta será a primeira vez que enfrentaremos a nova configuração, incluindo algumas áreas com novo asfalto, mas pudemos confiar em simulações e noutras informações com antecedência para nos prepararmos”, acrescentou Mario Isola, diretor da Pirelli.
“No geral, com a criação de algumas curvas mais rápidas, a pista é agora mais rápida e com mais oportunidades de ultrapassagem.”
“O resultado destas alterações são cargas verticais maiores, especialmente nos pneus dianteiros. Mas não esperámos que a severidade geral para os pneus mude significativamente, razão pela qual escolhemos os pneus mais macios da gama.”