A proposta para a realização de uma corrida para rookies foi bem recebida pelas equipas e poderá avançar já em 2024.
A Fórmula 1 continua a trabalhar no sentido de organizar uma corrida sprint extra-campeonato para jovens pilotos em Abu Dhabi.
Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, considera que é viável ajustar os regulamentos para que a prova aconteça já no final da presente temporada.
“É como todas as coisas na vida, se queremos que aconteça, fazemos com que aconteça”, disse Horner. “Penso que houve uma diretiva clara no sentido o fazermos para este ano.”
“Obviamente, isso coloca pressão sobre os grupos de trabalho e os vários diretores de equipa para trabalharem com a FIA na elaboração de um conjunto de regulamentos.”
“É exequível, não precisa de ser demasiado complicado. Vai ser apenas um carro de cada equipa em vez de dois carros e, efetivamente, estamos apenas a utilizar a quilometragem de uma forma diferente.”
“O evento terá lugar num só dia, ou seja, uma qualificação e depois o equivalente a uma corrida sprint. Chega no final de uma longa temporada, mas penso que será ótimo. É uma grande oportunidade para os jovens pilotos e nós apoiamo-la totalmente.”
“É algo que apresentei nas últimas duas reuniões da Comissão da Fórmula 1 porque acho que é ótimo para os jovens pilotos.”
“O problema com algumas das sessões para rookies é que todas elas são usadas para testes. Nunca se sabe se estão a correr com 50 quilos, 70 quilos, 30 quilos de combustível, com que motor estão a correr? Não se sabe realmente como é que a oposição se está a sair.”
“Por isso, penso que uma corrida não-campeonato para os jovens pilotos é uma oportunidade fantástica. Acontece no final de uma temporada atarefada, mas em vez de andarmos a queimar combustível e pneus e só as equipas que estão a correr com esses pilotos saberem se estão a fazer um bom trabalho ou não, dar a 10 novatos a oportunidade de entrarem nos carros atuais e terem o equivalente a uma corrida sprint, penso que é fantástico.”
Ayao Komatsu, diretor de equipa da Haas, também se mostrou a favor da proposta: “Acho que é ótimo. No teste pós-temporada, se não fizermos coisas como essa, estamos apenas num teste de pneus. Portanto, acho que isso acrescenta valor ao dia e torna-o mais entusiasmante. E é uma oportunidade para colocar um jovem piloto no carro.”
“Hoje em dia é muito raro os jovens pilotos terem a oportunidade de entrar num carro de Fórmula 1 atual, por isso acho que é uma jogada muito interessante.”