O aumento do número de corridas sprint, a definição de objetivos para a era de 2026 e a expansão das câmaras nos capacetes dos pilotos foram os pontos-chave da reunião desta segunda-feira da Comissão da Fórmula 1.
A Federação Internacional do Automóvel emitiu esta tarde um comunicado onde detalha o resultado da segunda reunião do ano da Comissão da Fórmula 1, organização que envolve todas as equipas da grelha e discute o futuro do desporto.
Principais pontos de discussão e decisões da reunião da Comissão da Fórmula 1
Sprint
Com o primeiro dos três eventos sprint da temporada de 2022 a ter sido popular entre os fãs no fim de semana passado, a Fórmula 1 e as equipas apoiaram uma extensão para seis eventos sprint na temporada de 2023, utilizando o mesmo formato de 2022. Embora apoie o número crescente de eventos sprint, a FIA continua a avaliar o impacto desta proposta nas suas operações e no seu pessoal, e dará o seu feedback à Comissão.
Regulamentos de 2026
À medida que o desenvolvimento do quadro regulamentar para a unidade motriz de 2026 prossegue, a FIA apresentou à Comissão uma série de objetivos-chave relacionados com parâmetros de desempenho, sustentabilidade e regulamentos financeiros. A Comissão ofereceu um feedback positivo para este quadro, que não requer aprovação ao abrigo da atual estrutura de governação.
Os objetivos relacionados com a unidade motriz resultarão em atualizações concomitantes dos regulamentos aerodinâmicos, pelo que a FIA estabeleceu os seguintes objetivos preliminares após o trabalho de simulação do seu departamento de aerodinâmica:
- Redução significativa do arrasto para melhorar a sustentabilidade e eficiência e complementar as características da unidade motriz
- Manter e melhorar as recentes lições aprendidas sobre batalhas próximas e sobre a possibilidade de os carros se seguirem uns aos outros
- Reduzir as dimensões dos carros
- Reduzir ou conter a massa do carro
- Sustentabilidade: Continuar o caminho para a padronização ou simplificação de componentes estrategicamente selecionados por motivos de redução de custos. Expandir o uso de materiais ou tecnologias sustentáveis e foco na reciclabilidade.
- Continuar a inovação em termos de segurança do carro, avançando para sistemas de segurança ativos e conectados.
Câmaras nos capacetes
Na sequência do teste da última geração de câmaras nos capacetes ao longo dos últimos eventos, elas provaram ser um grande sucesso, gerando um feedback positivo dos fãs como uma valiosa adição à transmissão dos Grandes Prémios. Por conseguinte, foi proposta e aprovada por unanimidade a atualização do Regulamento Técnico de 2023, obrigando a que estas câmaras sejam utilizadas nos capacetes de todos os pilotos a partir de 2023.
Redução na utilização de pneus
A Comissão concordou unanimemente em experimentar uma redução na alocação de pneus de 13 para 11 jogos em dois eventos na temporada de 2023. Isto será feito para avaliar o impacto da redução da alocação na ação em pista, com a intenção geral de passar a uma utilização mais sustentável dos pneus no futuro.