Daniel Ricciardo ultrapassou Valtteri Bottas para conquistar uma espetacular vitória num Grande Prémio da China marcado pela colisão entre Max Verstappen e Sebastian Vettel.
Bottas e Vettel discutiam a vitória entre si até que Ricciardo e Verstappen aproveitaram uma intervenção do Safety Car para colocarem pneus macios novos e passarem a ser os mais rápidos em pista.
No momento em que Pierre Gasly e Brendon Hartley colidiram e causaram a entrada do Safety Car, os pilotos da Mercedes e da Ferrari estavam com pneus médios e optaram por continuar em pista.
Ricciardo começou por aproveitar um erro de Verstappen para depois ultrapassar Lewis Hamilton e Sebastian Vettel de forma sucessiva e realizar uma sensacional manobra sobre Bottas na curva 6 que lhe permitiu assumir a liderança da corrida e garantir a primeira vitória do ano.
Bottas defendeu-se de um Kimi Raikkonen em modo recuperação para repetir a segunda posição do Bahrain e o finlandês da Ferrari completou o pódio na frente de Lewis Hamilton.
Max Verstappen incorreu numa penalização de 10 segundos na sequência da colisão com Vettel mas assegurou, ainda assim, o melhor resultado do ano ao terminar em quinto em Shanghai.
Nico Hulkenberg voltou a realizar uma corrida isenta de erros e aproveitou o incidente entre Verstappen e Vettel para ultrapassar o alemão e ser o sexto classificado.
Fernando Alonso foi outro piloto a tirar partido da colisão entre o Ferrari e o Red Bull para se aproximar de Vettel e ultrapassá-lo na penúltima volta da corrida, ascendendo assim à sétima posição.
Vettel teve ainda de se defender de Carlos Sainz para segurar o oitavo posto na frente do Renault, com o Haas de Kevin Magnussen a fechar os lugares pontuáveis.
Classificação do Grande Prémio da China