A Pirelli revelou esta terça-feira as conclusões da investigação relativa às falhas nos pneus que motivaram os abandonos de Lance Stroll e Max Verstappen no Grande Prémio do Azerbaijão.
Embora tenha inicialmente apontado para a possibilidade de ter sido a presença de detritos na pista a causar as falhas nos pneus traseiros esquerdos de Stroll e Verstappen, o fabricante italiano revelou que essa não foi a origem dos incidentes de Baku.
No comunicado emitido ao final da tarde de hoje, a Pirelli confirma que a Aston Martin e a Red Bull seguiram os protocolos definidos na corrida de Baku – e diz que a causa dos acidentes de Stroll e Verstappen está relacionada com “uma rutura na parede lateral interna do pneu”.
“A Pirelli, em conjunto com a FIA, completou a análise aos pneus traseiros esquerdos envolvidos nos incidentes que afetaram Lance Stroll e Max Verstappen durante o Grande Prémio do Azerbaijão”, lê-se no comunicado.
“Esta análise também incluiu os pneus utilizados por outros carros na corrida, que tinham as mesmas ou mais voltas em comparação com os que foram danificados.”
“O processo estabeleceu que não houve defeito de produção ou de qualidade em nenhum pneu; nem houve qualquer sinal de fadiga ou delaminação. As causas das duas falhas foram claramente identificadas.”
“Em cada caso, deveu-se a uma rutura circunferencial na parede lateral interna do pneu, que pode estar relacionada com as condições de funcionamento do mesmo, apesar de os parâmetros de arranque prescritos terem sido seguidos (pressão mínima e temperatura máxima do cobertor).”
“Como resultado desta análise, a Pirelli apresentou o seu relatório à FIA e às equipas. A FIA e a Pirelli acordaram um novo conjunto de protolocos, incluindo uma diretiva técnica melhorada, para monitorizar as condições de funcionamento durante um fim de semana de corrida e considerarão quaisquer outras ações apropriadas.”