Carlos Sainz admite que foi “frustrante” ter falhado o pódio numa corrida em que se sentiu muito competitivo ao volante do carro da Ferrari.
O piloto espanhol arrancou da terceira posição para o Grande Prémio da Áustria e colocou pressão sobre o outro Ferrari de Charles Leclerc na fase inicial da corrida, solicitando por diversas vezes uma troca de posições à equipa.
No entanto, o muro das boxes da Ferrari não acedeu ao pedido de Sainz, situação que o deixou vulnerável aquando do período de Safety Car Virtual causado pelo abandono de Nico Hulkenberg.
Sainz foi chamado às boxes na mesma volta que o seu colega de equipa e abrandou para que os mecânicos da formação de Maranello cumprissem a troca de pneus de Leclerc.
Quando regressou à pista, o período de Safety Car Virtual já tinha terminado, o que lhe fez perder diversas posições.
Embora tenha recuperado até ao terceiro lugar, Sainz não teve argumentos para se defender do Red Bull de Sergio Pérez e caiu para quarto – antes de sofrer uma penalização pela violação dos limites de pista que o relegou para sexto.
“A diferença passou de quatro décimos, porque eu estava na caixa de velocidades dele, para seis ou sete segundos na primeira paragem nas boxes”, disse Sainz.
“Sinto que fiz o jogo de equipa ao ficar atrás, e ser penalizado da forma como fui com a paragem nas boxes, perdendo muito tempo e perdendo três posições, quando podíamos ter feito algo diferente, deixou-me muito frustrado.”
“Quando o Safety Car Virtual entrou, eu estava a meio da Curva 9 e não estava preparado para entrar nas boxes, portanto ficar em pista foi a decisão correta. Se foi a decisão correta entrar na volta seguinte quando o Safety Car Virtual estava a terminar é o que temos de analisar.”
“Isso fez-me perder posições para carros que não devia ter perdido, o que significou que tive de forçar com o pneu médio para os ultrapassar e violar os limites de pista.”
“É frustrante. Tenho muito ritmo no carro há algumas corridas. Gostava de o poder maximizar um pouco mais, uma vez que estou muito rápido este ano, especialmente em corrida.”
“Sinto que dei um grande passo em frente e estou muito satisfeito com o desempenho de hoje. Penso que fiz algumas manobras muito limpas. Defendi-me bem. Assim que chegava a um carro, ultrapassava-o.”
“Estava a gerir bem os pneus ao mesmo tempo que atacava. Penso que é por isso que estou frustrado neste momento, porque tenho dificuldade em ver o lado positivo deste resultado com o ritmo que tive.”
“É óbvio que estou num bom momento pessoal em termos de condução, portanto acho que é frustrante não estar a maximizar os pontos.”