“Incrível”, “impressionante” e “puro prazer” são algumas das palavras que os pilotos usaram para descrever o circuito de Mugello após as sessões de treinos livres de sexta-feira.
Integrado pela primeira vez no calendário da Fórmula 1 em virtude da situação pandémica, o traçado italiano, presença habitual na agenda do MotoGP, caracteriza-se ausência de curvas lentas e de escapatórias de asfalto, o que significa que os erros dos pilotos dificilmente são perdoados.
“É uma pista muito boa”, disse Max Verstappen. “Há tantas curvas rápidas, e num carro de Fórmula 1, fazer especialmente Arrabiata 1 e 2 facilmente a fundo é incrível. É muito agradável de conduzir. É muito fluído e não há curvas lentas, o que é bom.”
Charles Leclerc, que tinha estado em Mugello antes do início da temporada para realizar um dia de filmagens com um Ferrari de 2018, também gostou da sua primeira experiência com um carro de 2020 no traçado.
“É inacreditável, inacreditável”, afirmou. “Toda a secção rápida é bastante impressionante. As velocidades são elevadas e não há muita área de escapatória, por isso não há espaço para erros. Mas acho que é isso que nos agrada como pilotos.”
Valtteri Bottas, líder das duas sessões de sexta-feira, sublinhou a forma como o circuito pune os erros dos pilotos: “Há alguns lugares onde não há muito espaço para cometer erros e acho que é assim que deve ser. Cria sempre um entusiasmo extra, gosto deste tipo de circuitos.”
Romain Grosjean, um dos pilotos que participou na sessão de testes realizada pela Fórmula 1 há oito anos em Mugello, mostrou-se impressionado com a fluidez do traçado, apesar de referir que não é o mais indicado para ultrapassagens.
“O circuito é bom, muito bom na verdade”, disse o francês. “É muito rápido, fluído e para nós, pilotos, é um puro prazer. De um ponto de vista de corrida, pode ser mais complicado, mas por agora não nos importamos, só queremos entrar em pista e conduzir depressa.”
“Penso que somos algo como cinco segundos mais rápidos do que da última vez que conduzi aqui. Todos os tipos de curvas que gostarias de ter num circuito estão aqui em Mugello.”






