Eduardo Freitas fará a sua estreia como diretor de corrida da Fórmula 1 no Grande Prémio de Espanha.
De acordo com o Motorsport.com, o português assumirá pela primeira vez as funções de diretor de corrida principal em Barcelona, mantendo-se no cargo para o Grande Prémio do Mónaco.
Ao longo dos cinco primeiros Grandes Prémios da temporada de 2022, a posição foi sempre ocupada pelo alemão Niels Wittich, enquanto Eduardo Freitas desempenhou o papel de vice-diretor nos eventos que não coincidiram com provas do Mundial de Resistência, campeonato que continua a representar uma prioridade para o português.
Wittich voltará a ser nomeado diretor de corrida principal no Grande Prémio do Azerbaijão, que se disputa no mesmo fim de semana das 24 Horas de Le Mans.
Em Miami, Andreas Seidl, diretor de equipa da McLaren, elogiou o trabalho até agora efetuado pela dupla que substituiu Michael Masi na direção de corrida.
“Do meu ponto de vista, a nova estrutura com o Niels e o Eduardo começou muito bem”, afirmou Seidl. “O Niels é bastante simples em termos de garantir que as regras são aplicadas. Ele também é bastante direto em termos de fazer passar o que pretende. E é disso que eu gosto.”
“Ao mesmo tempo, ele está sempre disponível para um diálogo e para uma opinião construtiva, se achar que as coisas precisam de ser reconsideradas. Deste ponto de vista, olhando para a forma como estes primeiros Grandes Prémios correram, penso que estamos bem servidos.”