Cinco campeões do mundo e quatro pilotos da grelha atual da Fórmula 1 marcarão presença na edição de 2023 do Goodwood Festival of Speed.
O evento britânico, que se inicia esta quinta-feira e se prolonga até domingo, voltará a contar com um elenco de luxo na celebração do seu 30° aniversário.
Em 2023, participarão no evento cinco dos 34 pilotos que conquistaram pelo menos um título na história do desporto: Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Mika Hakkinen, Jenson Button e Sebastian Vettel.
Jackie Stewart regressará aos comandos do Tyrrell com o qual se sagrou campeão em 1973, enquanto Emerson Fittipaldi estará de novo ao volante do McLaren M23, monolugar que também será pilotado pelo australiano Oscar Piastri.
Mika Hakkinen participará no evento pelo segundo ano consecutivo, desta feita para conduzir o McLaren que levou ao título em 1999.
Presença assídua no Goodwood Festival of Speed, Jenson Button entrará em ação com quatro carros: o Chevrolet Camaro da NASCAR que pilotou nas 24 Horas de Le Mans de 2023, o Williams FW08C de 1982, o Radford Pikes Peak Edition e o hipercarro Lotus Evija.
Um dos protagonistas desta edição será o alemão Sebastian Vettel, que completará demonstrações com dois carros da sua coleção pessoal: o Williams FW14B de 1992 e o McLaren MP4/8 de 1993.
Alex Albon, Logan Sargeant, Lando Norris e Piastri serão os representantes da grelha de 2023 da Fórmula 1 no evento e estarão aos comandos de carros históricos das respetivas equipas.
Confirmada está também a participação de Mick Schumacher, atual piloto de reserva da Mercedes, que terá a oportunidade de pilotar o penúltimo monolugar da carreira do seu pai na Fórmula 1.
René Arnoux, Stefan Johansson, Arturo Merzario, Martin Brundle, Mark Webber, JJ Letho e Johnny Herbert são algumas das muitas outras personalidades da Fórmula 1 que comparecerão em pista ao longo dos quatro dias do prestigiado festival.
O Goodwood Festival of Speed terá, como habitual, cobertura em direto e na íntegra no canal de YouTube do evento.