Depois de todas as 10 equipas terem rejeitado os novos pneus da Pirelli para 2020, os compostos de 2019 continuarão a ser utilizados ao longo da próxima temporada.
Os pneus de 2020, que foram projetados para reduzir a degradação, fornecer uma janela de temperatura mais ampla e reduzir o sobreaquecimento do ar sujo, estrearam-se em pista no fim de semana do Grande Prémio dos Estados Unidos e receberam críticas negativas dos pilotos.
Na sequência dessa má experiência, foi abordada a possibilidade de descartar os pneus de 2020 caso sete das 10 equipas preferissem continuar com os compostos utilizados em 2019.
Embora esse tenha sido um cenário aceite pela Pirelli, o fabricante italiano acreditava que o teste que sucedia o Grande Prémio de Abu Dhabi poderia oferecer uma visão mais representativa dos novos pneus.
No entanto, os pneus de 2020 continuaram a não impressionar e a FIA confirmou que as equipas decidiram, de forma unânime, correr com os pneus de 2019 no próximo ano.
“A FIA gostaria de agradecer à Pirelli e às equipas pelo seu trabalho e colaboração para melhorar os pneus para a temporada de 2020”, lê-se num comunicado emitido esta terça-feira.
“De qualquer forma, as lições aprendidas serão indispensáveis para a melhoria dos pneus no futuro.”