Embora tenha confirmado que todas as equipas e fabricantes de motores respeitaram o limite orçamental em 2023, a FIA anunciou que a Honda e a Alpine incorreram em “infrações processuais”.
O órgão governativo do desporto revelou esta quarta-feira as conclusões da análise aos gastos das equipas e dos fabricantes durante a temporada passada.
Depois da introdução de um limite orçamental para as 10 equipas do pelotão em 2021, a FIA lançou um sistema semelhante para os fabricantes de unidades motrizes em 2023, com um teto de 95 milhões de dólares.
Se no primeiro ano do limite orçamental para as equipas foram detetadas falhas processuais na Aston Martin e na Williams, a estreia do sistema para os fabricantes culminou numa infração da mesma natureza para a Honda e a Alpine.
Os dois fabricantes não excederam o limite orçamental definido para 2023, mas incorreram em infrações processuais – que podem corresponder à submissão tardia de documentos, à não cooperação com pedidos escritos de informações ou à submissão de documentação incorreta.
De acordo com os regulamentos, uma penalização financeira é o cenário mais provável em situações de infração processual.
“A Administração do Limite Orçamental confirma que, embora a Alpine Racing SAS e a Honda Racing Corporation tenham sido consideradas em infração processual, nenhuma delas excedeu o nível do limite de custos”, lê-se no comunicado da FIA. “Tanto a Alpine como a Honda agiram sempre de boa fé e estão atualmente a cooperar com a Administração do Limite Orçamental para finalizar o assunto.”
“Considerando a natureza da infração, as complexidades do novo regulamento financeiro para os fabricantes de motores e os desafios associados ao seu primeiro ano de implementação, é intenção da Administração do Limite Orçamental propor a estes dois fabricantes a resolução das suas respetivas infrações através de um Acordo de Infração Aceite.”
Em 2022, o Acordo de Infração Aceite resultou numa sanção financeira de 450 mil dólares para a Aston Martin e numa multa de 45 mil dólares para a Williams.






