Valtteri Bottas juntou-se a um restrito grupo de finlandeses ao vencer pela segunda vez na Áustria. Mas o piloto da Mercedes não foi o único a igualar recordes, já que Daniel Ricciardo também fez história no seu país com o quinto pódio consecutivo.
Até hoje, só três finlandeses tinham ganho mais do que uma corrida na Fórmula 1 – e todos se vieram a tornar campeões. Valtteri Bottas junta-se assim a Keke Rosberg, Mika Hakkinen e Kimi Raikkonen, entrando também na luta pelo título de 2017.
Daniel Ricciardo somou o seu quinto pódio consecutivo. Para além de um recorde pessoal, com este registo o australiano iguala os compatriotas Jack Brabham e Alan Jones. É também o quinto piloto da grelha atual a conquistar cinco pódios consecutivos, depois de Raikkonen, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.
Apesar de não liderado nenhuma volta, Sebastian Vettel aumentou a vantagem sobre Lewis Hamilton no campeonato com um segundo lugar em Spielberg.
Foi a primeira corrida de 2017 em que nem Vettel nem Hamilton lideraram uma volta. Vettel só liderou três voltas nas duas últimas corridas – com Ricciardo a liderar 18, Hamilton 30 e Bottas 69.
Bottas está agora mais próximo de Hamilton do que Hamilton está de Vettel. O alemão chegou ao título em todos os anos em que liderou o campeonato.
Para Hamilton esta foi a segunda corrida consecutiva fora do pódio, algo que não acontecia desde o período entre a última corrida de 2013 e a primeira de 2014.
Hamilton conseguiu, no entanto, bater o recorde do circuito, que pertencia a Michael Schumacher desde 2003.
O sexto lugar de Romain Grosjean deu à Haas o melhor resultado do ano e garantiu que a equipa terminasse nos pontos pela quinta vez consecutiva.
Jolyon Palmer continua à procura dos primeiros pontos do ano, tendo terminado em 11º em três das últimas quatro corridas. No Mónaco, Canadá e Áustria, o britânico ficou a menos de dois segundos do 10º lugar.
Foi a primeira vez que Jolyon Palmer terminou à frente do outro Renault de Nico Hulkenberg quando ambos chegaram ao fim de uma corrida.
Max Verstappen somou o terceiro abandono consecutivo e o quinto nas últimas sete corridas. É a pior sequência do holandês na Fórmula 1.
Verstappen é o piloto com menos voltas realizadas este ano – 277, o que representa menos de metade das voltas de pilotos como Vettel e Hamilton.
Fernando Alonso abandonou pelo terceiro ano consecutivo na Áustria.
Pela primeira vez em 2017, a Williams colocou ambos os carros nos pontos, algo que parecia improvável depois de Massa e Stroll terem partido de 17º e 18º.
Segue-se Silverstone, com Hamilton à procura da quarta vitória consecutiva em solo britânico – se o conseguir, ficará a apenas uma de Jim Clark.