Pela primeira vez na Fórmula 1, Valtteri Bottas alcançou a pole em duas corridas consecutivas. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, o finlandês manteve a liderança para triunfar pela terceira vez em 2017. Para além disso, Bottas também realizou a volta mais rápida e concretizou o primeiro ‘hat-trick’ da carreira.
Bottas tornou-se o 45º piloto a conseguir pole position, vitória e volta mais rápida num Grande Prémio. É o terceiro finlandês a fazê-lo, seguindo os passos de Mika Hakkinen (5) e Kimi Raikkonen (2). É também a primeira vez que um novo piloto se junta a esta lista depois de Sebastian Vettel e Jenson Button em 2009.
Lewis Hamilton nunca chegou à pole position ou à vitória depois de ter conquistado o campeonato – ou seja, nas últimas três corridas de 2015 e nas últimas duas deste ano.
Por outro lado, o pódio de Hamilton em Abu Dhabi fez com que o britânico pontuasse em todas as corridas de 2017. É o terceiro campeão na história a atingir tal feito, após Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.
Hamilton pontuou nas últimas 25 corridas e já é o piloto com a segunda melhor sequência de sempre, estando apenas atrás de Kimi Raikkonen, cujo recorde é de 27.
Foi a 175ª corrida consecutiva em que a Mercedes somou pontos como um fabricante de motores. Apenas a Ford (228) teve um registo superior na história.
Foi também o 100º pódio da Mercedes na Fórmula 1. Neste aspeto a equipa ocupa o 7º lugar na história, ainda longe dos 546 da Ferrari.
Kimi Raikkonen confirmou o quarto lugar no campeonato e assegurou que pela segunda vez em três anos a Ferrari terminasse com dois pilotos nos quatro primeiros lugares.
Sebastian Vettel também garantiu o vicecampeonato, o que representa o melhor resultado de um piloto ‘não Mercedes’ desde o início da era híbrida em 2014.
Vettel está a apenas um pódio de atingir a marca dos 100, algo que só esteve ao alcance de três pilotos na Fórmula 1 – Michael Schumacher, Hamilton e Alain Prost.
Fernando Alonso também está por perto com 97 pódios, ainda que o último tenha surgido em 2014. No entanto, com o nono lugar em Abu Dhabi, o espanhol pontuou pela terceira vez consecutiva, algo que ainda não tinha acontecido com a McLaren.
A Red Bull viu o RB13 abandonar pela 13ª vez em 2017 mas o quinto lugar de Max Verstappen significa que a equipa pontuou pela 37ª corrida consecutiva.
Com o sexto lugar de Nico Hulkenberg, a Renault ultrapassou a Toro Rosso para alcançar também um sexto lugar no campeonato de construtores, algo que não acontecia desde 2011, quando Nick Heidfeld e Vitaly Petrov eram os pilotos da equipa.
Felipe Massa deu continuidade ao seu recorde de pontuar em todas as visitas ao circuito de Yas Marina. O brasileiro termina a carreira com 269 participações, tendo pontuado por 165 pontos. Apenas Schumacher (221), Alonso (193), Raikkonen (187) e Hamilton (172) pontuaram por mais vezes.