Fórmula 1

Estatísticas de Sochi: Bottas torna-se o 107º vencedor

Valtteri Bottas tornou-se o 107° piloto a triunfar na Formula 1. A última vez que um piloto se estreou a vencer foi no Grande Prémio de Espanha de 2016, com Max Verstappen.

Foram precisas 81 corridas para que Bottas vencesse. Ainda assim, não se trata de um recorde, já que há 10 pilotos na história da F1 que demoraram mais a chegar ao lugar mais alto do pódio. Nico Rosberg, campeão em título, venceu pela primeira vez na sua 111ª corrida.

Foram apenas oito os finlandeses que participaram em corridas na F1, e Bottas é o quinto do seu país a vencer. Com 47 vitórias, a Finlândia é o quinto país mais bem sucedido na F1.

Foi o 12° pódio de Bottas e o seu segundo na Rússia. A sua vitória mantém intacto o recorde da Mercedes em Sochi – quatro triunfos em quatro edições do Grande Prémio da Rússia.

Bottas está agora a 10 pontos de Hamilton e a 23 de Vettel – a última vez que os três primeiros do campeonato estiveram separados por tão pouco depois das quatro primeiras corridas foi em 2012.

A vitória de Bottas ajudou a Mercedes a passar para a frente do campeonato de construtores, apesar de a Ferrari ter somado o seu primeiro duplo pódio desde o Grande Prémio de Espanha de 2016.

Foi o 90° pódio de Vettel e o seu segundo em Sochi. O alemão aumentou também a sua vantagem no campeonato e obteve o seu quatro pódio consecutivo em 2016.

Kimi Raikkonen somou o seu 85° pódio. O finlandês não terminava nos três primeiros desde o Grande Prémio da Áustria do ano passado.

Foi a quarta vez que um pódio da F1 contou com a presença de dois finlandeses. Já aconteceu no Japão e na Malásia em 2007 e na Hungria em 2008, com Raikkonen e Kovalainen a partilharem o pódio.

Raikkonen obteve a 45ª volta mais rápida da carreira, estabelecendo também o recorde da pista de Sochi. Apenas Michael Schumacher tem um registo superior nesse aspeto, com 77 voltas mais rápidas.

Pela primeira vez nas últimas oito corridas, Lewis Hamilton não esteve no pódio. O britânico nunca tinha terminado fora dos três primeiros na Rússia.

Quinto lugar representa o melhor resultado de Max Verstappen em Sochi, mas o abandono de Ricciardo significa que a Red Bull apenas terminou uma corrida com ambos os carros em 2017.

A Force India confirmou o bom início de época e voltou a colocar ambos os carros nos pontos – algo que apenas Mercedes e Ferrari conseguiram igualar em 2017.

Sergio Perez voltou a ser o mais rápido dos Force India e pontuou pela 14ª vez consecutiva. A sequência do mexicano é a 16ª melhor da história da F1.

Pela primeira vez em três anos, Nico Hulkenberg conseguiu passar da segunda curva em Sochi. O alemão obteve também o seu melhor resultado pela Renault – 8°.

Lance Stroll viu a bandeira de xadrez pela primeira vez na sua carreira e ficou perto de obter o primeiro ponto na F1, já que terminou em 11°.

Daniil Kvyat não pontuou no seu país pela segunda vez consecutiva. O seu colega de equipa Carlos Sainz alcançou o primeiro ponto em Sochi.

Foi a primeira vez que Fernando Alonso não arrancou para uma corrida desde o controverso Grande Prémio dos Estados Unidos de 2005. Onde se realizou? Indianapolis, que é o destino de Alonso após o Grande Prémio de Espanha…

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo