Lewis Hamilton igualou o número de poles de Michael Schumacher e completou um fim de semana de sonho ao conquistar a quinta vitória da temporada em Spa. Foi o terceiro triunfo de Hamilton no traçado belga e o 58º da carreira.
Hamilton venceu na sua 200ª corrida na Fórmula 1, sendo o 17º piloto da história a atingir esse número de participações.
O britânico foi o quarto piloto a vencer a 200ª corrida, depois de Michael Schumacher no Grande Prémio da Europa de 2004, Jenson Button na Hungria em 2004 e Nico Rosberg em Singapura no ano passado.
O triunfo de Hamilton significa também que ainda não houve vencedores consecutivos em 2017. É apenas a segunda vez desde 1986 que um piloto não venceu de forma consecutiva nas primeiras 12 corridas – a outra ocasião foi em 2012.
Com a segunda posição, Sebastian Vettel somou o seu primeiro pódio na Bélgica desde 2013 e o seu nono em 12 corridas este ano. É, para já, o piloto com mais pódios em 2017.
O alemão realizou a volta mais rápida pela primeira vez este ano e pela 30ª na carreira. Na grelha atual apenas Kimi Raikkonen (45) e Lewis Hamilton (37) têm mais.
Valtteri Bottas não deu sequência ao seu recorde de cinco pódios consecutivos, mas Daniel Ricciardo aumentou para seis o número de presenças no pódio em 2017. O australiano esteve no pódio em três das últimas quatro corridas em Spa.
Max Verstappen, por outro lado, teve uma corrida para esquecer. Diante de dezenas de milhares de fãs, o holandês foi forçado a abandonar pela sexta vez em 2017. Todos os abandonos de Verstappen aconteceram nas primeiras 12 voltas da corrida, por isso não é uma surpresa o facto de ser o piloto com menos voltas realizados este ano (405).
Fernando Alonso também abandonou pela sexta vez em 2017, com três desses abandonos a acontecerem nas últimas quatro corridas.
Nico Hulkenberg igualou o seu melhor resultado do ano ao ser sexto na Bélgica. O alemão somou todos os 34 pontos da Renault esta época, com Jolyon Palmer a terminar em 13º em Spa.
Oito das dez equipas estiveram representadas nos dez primeiros da classificação, com apenas McLaren e Sauber a saírem da Bélgica sem pontos.
Romain Grosjean conquistou seis pontos com o sétimo lugar e fez com que a Haas já ultrapassasse os 29 pontos conquistados em 2016.
Na próxima semana a Fórmula 1 estará em solo italiano, na casa da Ferrari. A Scuderia não vence em Monza desde 2010 e está certamente à procura de regressar ao topo diante dos ‘Tifosi’.