O caótico Grande Prémio da Europa de 1999, marcado por uma classificação altamente improvável em Nürburgring, será esta quarta-feira transmitido na íntegra pela Fórmula 1.
Nesse ano, a Stewart Grand Prix, equipa liderada pelo tricampeão Jackie Stewart, não parecia ter condições para lutar com as formações da frente, mostrando apenas alguns vislumbres de competitividade durante as corridas de São Marino e França, onde Rubens Barrichello conseguiu alcançar o terceiro posto.
Para o lado de Johnny Herbert, colega de equipa do brasileiro, as coisas estavam ainda mais complicadas, já que só tinha terminado nos dez primeiros por duas vezes ao longo das 13 corridas que antecederam o Grande Prémio da Europa.
No ano seguinte, a Stewart viria a transformar-se em Jaguar Racing, pelo que a equipa entrou em solo alemão ciente de que estava prestes a despedir-se da Fórmula 1.
Estes factos, aliados ao domínio de equipas como a McLaren e a Ferrari nessa temporada, tornaram os acontecimentos da corrida de Nürburgring ainda mais surpreendentes.
Durante a sessão de qualificação, Heinz-Harald Frentzen tirou partido dos pneus slicks com uma pista a secar para colocar o Jordan na pole position, alinhando assim diante dos McLarens de Mika Häkkinen e David Coulthard.
Os pilotos da Stewart GP qualificaram-se longe dos lugares cimeiros – em 14º e 15º, com Herbert a bater Barrichello apesar de um problema elétrico no seu Stewart SF3.
Esta quarta-feira, a ‘montanha-russa de emoções’, como descreve a Fórmula 1 no seu artigo, será transmitida a partir das 19h00 nas redes sociais oficiais do campeonato.