Os proprietários da Fórmula 1 afirmam que os monolugares de 2021 serão 3,5 segundos mais lentos por volta e acreditam que esse é um preço que vale a pena pagar para permitir um melhor espetáculo em pista.
Os novos regulamentos significarão que haverá uma redução do downforce e um aumento do peso mínimo, alterações que tornarão os carros mais lentos no primeiro ano da nova era.
Falando antes do Grande Prémio dos Estados Unidos, Nikolas Tombazis, diretor de departamento de monolugares da FIA, revelou que haverá um aumento percetível nos tempos por volta mas sublinhou que essa não é a questão principal.
“Esperamos que os carros sejam aproximadamente 3-3,5 segundos mais lentos por volta”, afirmou. “Mas não achamos que esse seja o parâmetro chave do espetáculo.”
“Não nos estamos a focar num nível exato de desempenho. Não podemos prever exatamente onde é que o downforce ficará em relação aos carros atuais.”
Ross Brawn, diretor geral da Fórmula 1, acredita que o desporto cometeu um erro em 2017, quando se focou em implementar os carros mais rápidos de sempre. De acordo com o britânico, um regresso ao desempenho de 2016 não será um passo atrás se as corridas melhorarem.
“Os carros tiveram um enorme aumento de downforce de 2016 para 2017 e vale a pena pensar nessa experiência, já que foi feita por razões que não percebo”, explicou.
“Houve um enorme aumento de downforce para tornar os carros mais rápidos e melhorar a Fórmula 1, mas o que fizemos de facto foi piorar, porque os carros não podem correr entre si.”
“Os carros são muito rápidos agora, mas não são competitivos. A realidade é que o desempenho destes carros novos se pode comparar com 2016, e penso que ninguém se estava a queixar de que os carros eram lentos.”