Fórmula 1

F1 2021: Efeito solo regressa para aumentar ultrapassagens e espetáculo

O ‘efeito solo’ será uma das bases do regulamento que marcará a entrada de novos monolugares em 2021. Os proprietários do desporto estão convencidos de que o regresso do conceito aerodinâmico é fundamental para que os carros possam correr mais juntos em pista.

Fórmula 1, FIA e equipas estão em constante conversação para a finalização dos novos regulamentos e os primeiros detalhes sobre os planos de 2021 foram hoje revelados.

Como mostra a ilustração do Motorsport.com, as novas regras giram em torno de uma revolução na forma como um carro produz downforce. A ideia é descartar os complexos dispositivos aerodinâmicos em vigor, especialmente na asa e nos bargeboards. Haverá, por exemplo, uma asa dianteira muito mais simples e menos sensível.

No entanto, a maior mudança acontecerá debaixo do carro, com uma série de tubos a alimentarem um difusor duplo que produzirá muito do downforce do monolugar. 

O conceito é semelhante àquele que foi utilizado no final da década de 70 pela Lotus (como mostrado abaixo) e que viria a ser banido em 1983.

“Queremos fazer com que os carros se possam seguir uns aos outros mais facilmente e possibilitar mais batalhas entusiasmantes”, disse Nikolas Tombazis, diretor do departamento técnico de monolugares da FIA.

“Queremos ter pneus que permitam aos pilotos lutar uns com os outros sem degradação e evitar que só seja possível atacar num curto período de tempo.”

“Os carros serão mais simples que os atuais porque muitos dos componentes mais pequenos foram removidos, especialmente à frente dos sidepods. As asas dianteiras são mais simples e há um difusor que passa por baixo do carro.”

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo