Quase 40 monolugares divididos em duas categorias marcarão presença este fim de semana no Autódromo do Estoril. Se o Maserati 250F é a estrela na competição dedicada às máquinas com mais de 50 anos, carros como o McLaren MP4/1, o Lotus 91 e o Williams FW08C são alguns dos destaques da prova mais contemporânea.
De 11 a 13 de outubro, Cascais vai receber a segunda edição do Estoril Classics, uma iniciativa que reúne cinco provas de clássicos: Rally de Portugal Histórico, Concurso de Elegância ACP, Spirit of Speed Bikes, Historic Endurance e Sports Cars e F1 Classic.
Criada para os carros que preencheram as grelhas da Fórmula 1 entre as temporadas de 1974 e 1985, a F1 Classic é a competição rainha do fim de semana e será composta por duas corridas, uma de 20 e outra de 25 minutos.
13 monolugares – quatro deles correspondentes à era do efeito solo – estarão em pista ao longo do fim de semana, com a qualificação a realizar-se no Sábado e as duas corridas no Domingo.
Lotus, McLaren, Surtees, Ensign, Heskeft, Williams, Trojan, Tyrrell e Shadow são os construtores representados e que trarão a emoção da Fórmula 1 de volta a Portugal.
Os restantes fórmulas estão inseridos na HGPC F1 Pre-1966, competição destinada aos carros com mais de 50 anos e, por isso, sem apêndices aerodinâmicos e isentos de qualquer tipo de patrocinador.
Nesta categoria estarão presentes monolugares com motor à frente e atrás e construtores como a Lotus, Cooper ou Brabham.
O Maserati 250F de 1957, avaliado em dois milhões de euros, é a jóia da coroa de uma grelha que contará com carros que correram entre 1950 e 1965.