A Fórmula 1 divulgou hoje os resultados do “2021 Global F1 Fan Survey”, o inquérito promovido em conjunto com a Motorsport Network que pretende dar a palavra aos fãs da modalidade, tendo sido respondido por 167 mil pessoas em 187 países.
A amostra de público é mais jovem e mais diversa, tendo o número de mulheres inquiridas duplicado em relação ao inquérito de 2017. A Europa continua a ser o continente em que a F1 tem maior presença, mas o número de fãs na Ásia está a aumentar a grande ritmo.
A McLaren surpreendeu e tornou-se na equipa mais popular entre os inquiridos, seguida por Red Bull, Ferrari e Mercedes. A popularidade da McLaren duplicou em relação a 2017, em grande parte devido aos seus pilotos.
Max Verstappen é o piloto com maior número de apoiantes e domina entre os fãs com idades compreendidas entre os 25-34 anos. Lando Norris ficou em 2º lugar, sendo o piloto mais popular entre as mulheres com menos de 25 anos de idade. Lewis Hamilton é o 3º e o melhor classificado no Reino Unido e entre os fãs com mais de 35 anos. Daniel Ricciardo é o 4º na lista dos pilotos com mais fãs e o 2º mais popular entre as mulheres.
Sobre o futuro da modalidade, 55% dos adeptos acreditam que a F1 deve ser líder no desenvolvimento de combustíveis 100% sustentáveis. Para além disso, os fãs pretendem que seja dada uma maior liberdade em pista aos pilotos (exceto em casos de condução perigosa). Um regresso ao passado com dois fornecedores de pneus também reúne um forte apoio entre os fãs.
Por outro lado, medidas como lastro de sucesso (sistema de handicap) para equipas vencedoras e grelhas invertidas tiveram um feedback muito negativo. Sobre a Qualificação Sprint, os adeptos dividem-se sobre a sua espetacularidade, mas são veemente contra a hipótese deste formato ser adotado em todas as provas.
Poderá ver o relatório completo aqui.
Durante algum tempo respondi com regularidade a esses inquéritos, mas as recompensas que diziam que podíamos ganhar não compensavam, era preciso muito para ganhar um simples boné.
Bom era que acabassem com a treta das corridas de sprint