A Ferrari acredita que Sebastian Vettel alcançou “algo que parecia impossível” ao gerir de forma bem sucedida uma estratégia de uma paragem no Grande Prémio de Espanha.
O piloto da equipa de Maranello, 11º na grelha, optou por arrancar com pneus médios para a corrida e ascendeu ao quinto posto quando os seus adversários pararam nas boxes pela segunda vez.
Depois de uma troca de impressões entre piloto e equipa via rádio, a estratégia foi redefinida e o alemão apostou numa só paragem, ao invés das duas inicialmente previstas, o que significou que teria de cumprir um stint de 36 voltas com os pneus macios.
Embora tenha sido ultrapassado pelo Racing Point de Lance Stroll e pelo McLaren de Carlos Sainz, Vettel terminou na frente de um grupo constituído por cinco pilotos e assegurou o sétimo lugar em Barcelona.
“O carro lidou melhor com os macios e o Seb foi capaz de atacar mais”, disse Inaki Rueda, chefe de Estratégia de Corrida da Ferrari. “O objetivo era chegar à volta 50, mas apesar de uma série de voltas rápidas, não conseguimos abrir uma diferença para o Ricciardo.”
“Nesta altura, podíamos manter-nos com duas paragens e correr o risco de terminar atrás do Renault, ou tentar ir até à bandeira de xadrez. Só tínhamos de falar com o piloto e ver se ele achava possível.”
“No início, logicamente ele ficou surpreendido e perguntou que ritmo era necessário para terminar numa boa posição.”
“Depois de avaliar os prós e o contras, o Seb decidiu tentar e, graças ao seu talento, conseguiu fazer algo que parecia impossível.”