Mattia Binotto admite que a Ferrari “estragou” a sua qualificação ao apostar numa estratégia delineada com o objetivo de aproveitar a evolução da pista em Yas Marina.
O diretor de equipa afirmou ter adiado deliberadamente o regresso dos seus pilotos à pista para maximizar as condições da pista.
No entanto, com os carros da frente a abrandarem o ritmo na preparação das suas derradeiras voltas, Charles Leclerc ficou sem tempo para completar a sua segunda tentativa.
O monegasco será o quarto na grelha de partida para o Grande Prémio de Abu Dhabi, partilhando a segunda linha com o outro Ferrari de Sebastian Vettel.
“Sabíamos que não estávamos muito competitivos hoje, especialmente no terceiro setor”, explicou Binotto. “Na última tentativa, temos fazer o que podíamos e assumimos alguns riscos.”
“Vimos que a pista estava a evoluir, por isso a estratégia era sermos os últimos a sair da garagem. Percebemos que ia ser apertado, mas foi uma escolha consciente.”
“Mas depois ficou demasiado apertado com o tráfego que encontramos e estragamos a qualificação.”
“Penso que estávamos completamente conscientes dos riscos. Portanto, era um risco que sabíamos que estávamos a correr, mas não funcionou hoje.”