O Ferrari F300 de 1998 e o Benetton B191 de 1991, ambos utilizados pelo heptacampeão Michael Schumacher, estão à procura de novos proprietários.
Dentro de uma semana, cerca de duas centenas de carros irão a leilão num evento promovido pela RM Sotheby’s e integrado no Monterey Car Week, o maior certame automóvel em solo norte-americano.
Embora se espere que várias dezenas de carros sejam leiloados por um valor acima de um milhão de euros, muitas das atenções estarão centradas no Ferrari com o qual Schumacher conquistou quatro vitórias na temporada de 1998.
O chassis 187 foi utilizado por Schumacher em quatro Grandes Prémios e todos eles terminaram da mesma forma: com o alemão no lugar mais alto do pódio.
Este é, por isso, o único chassis da Ferrari a ter participado em pelo menos três corridas que manteve um registo totalmente vitorioso. Estima-se que seja licitado por um valor entre os seis e os oito milhões de dólares.
Outro monolugar da marca do Cavalinho Rampante que irá a leilão neste evento é o 625 F1 que competiu na temporada de 1954.
Este carro, que saiu da fábrica de Maranello sob a designação de 500 F2 por ter sido concebido para as temporadas de 1952 e 1953, altura em que o Mundial de Pilotos não foi disputado com carros de Fórmula 1, triunfou por 30 vezes em 33 corridas.
Em 1954, com os regulamentos a permitirem o regresso dos carros de Fórmula 1 ao Mundial de Pilotos, os 500 F2 foram evoluídos pela Ferrari para a especificação 625 F1.
Benetton B191 1991
O chassis B-191-02 da equipa fundada em 1986 tem a particularidade de ter estado nas mãos de dois campeões do mundo: Nelson Piquet e Michael Schumacher.
Utilizado por Piquet na primeira metade da temporada, o chassis levou o brasileiro à sua 23ª e última vitória na Fórmula 1 – em Montreal, na sequência de um problema elétrico no Williams do líder Nigel Mansell na última volta da corrida.
Depois de alguns meses de inatividade, o chassis regressou à pista em Setembro pelas mãos de Schumacher, que assumiu o lugar de Roberto Moreno na Benetton após ter impressionado na estreia ao serviço da Jordan em Spa-Francorchamps.
Schumacher somou um sexto lugar na sua primeira corrida com a equipa em Barcelona e viria a abandonar nas últimas duas rondas do campeonato.
Preparado para competir em provas de monolugares históricos, o carro foi colocado à venda pela leiloeira RM Sotheby’s por um preço não divulgado.
Recentemente, um chassis do B191 com um palmarés menos relevante rendeu cerca de um milhão de dólares em leilão.