A Ferrari diz compreender de forma “claríssima” as razões pelas quais o SF-23 não é tão competitivo como o desejado e promete tirar partido desse conhecimento para conceber um carro “totalmente novo” em 2024.
Depois de ter terminado o campeonato de construtores de 2022 na segunda posição, a Ferrari esperava que o SF-23 permitisse à equipa aproximar-se dos níveis de competitividade da Red Bull.
No entanto, o projeto de 2023 revelou-se pouco consistente e mais competitivo em qualificação do que em corrida, cenário que levou a que a formação de Maranello encerrasse a primeira metade da temporada no quarto posto.
“Para nós, é claríssimo o que fizemos de errado com o carro e quais são os pontos fracos”, disse Enrico Cardile, chefe de chassis da Ferrari. “Não é uma questão de perceber o que devemos fazer. Agora, para o futuro, é uma questão de conceber um bom produto que irá lidar com os objetivos que temos.”
“Portanto, não estamos em terra de ninguém. O que temos de fazer é encontrar o conteúdo certo do carro, a arquitetura certa para o carro atingir os objetivos.”
“Será muito diferente porque, ao desenvolver o carro deste ano, percebemos que algumas escolhas arquitetónicas que fizemos não eram corretas. Estava a limitar demasiado o desenvolvimento.”
“Enquanto o carro deste ano foi comparado com o do ano passado, o carro do próximo ano não será uma evolução do carro deste ano. Será um carro totalmente novo, um chassis diferente com um design diferente para permitir um melhor desenvolvimento do carro.”