Uma colaboração entre a Ferrari e a FIA foi iniciada com o intuito de identificar talentos femininos e potencialmente adicionar uma piloto à academia da equipa de Maranello nos próximos dois anos.
O órgão que governa a Fórmula 1 e o desporto motorizado a nível mundial lançou a iniciativa ‘Girls on Track – Rising Stars’ com o intuito de descobrir talentos entre os 12 e os 16 anos.
Esta quinta-feira, foi anunciado que a Ferrari colaborará com a FIA após a assinatura de um acordo de quatro anos. Caso seja bem sucedido, o programa nomeará duas jovens pilotos – uma em 2021 e outra em 2022 – que representarão as cores da Scuderia na Fórmula 4.
“Acreditamos firmemente no valor de ajudar os jovens a desenvolverem-se no desporto motorizado”, disse Mattia Binotto, diretor de equipa da Ferrari.
“A academia de pilotos da Ferrari está em operação há mais de uma década, não apenas a selecionar pura e simplesmente os melhores pilotos, mas também a trabalhar na sua educação cutural, técnica e ética.”
“Com isso em mente, sentimos que tínhamos que fazer um esforço adicional para expandir a nossa área de operação, de forma a incluir jovens mulheres que desejem entrar no desporto motorizado. Embora não exista uma barreira real à participação delas, estamos cientes de que a progressão é mais difícil para as mulheres neste desporto.”
“É por isso que respondemos com entusiasmo à iniciativa da FIA e acreditamos que podemos ajudar a introduzir ainda mais mulheres neste fantástico desporto. Quem sabe, talvez um dia veremos mais uma mulher a competir numa corrida de Fórmula 1 pela primeira vez desde 1976.”
O programa já está em andamento e, depois de federações de 145 países terem nomeado jovens pilotos para as representarem, 20 pilotos de cinco continentes foram selecionadas para participar num teste que decorrerá em outubro no Circuito Paul Ricard.
Doze pilotos prosseguirão para a etapa seguinte, mostrando as suas capacidades no karting e na Fórmula 4 antes da derradeira fase, onde quatro pilotos participarão num curso de uma semana em Maranello.