A Ferrari foi a equipa que realizou uma escolha de pneus mais radical para o Grande Prémio do Azerbaijão, ao selecionar 10 jogos de pneus ultramacios – um número igualado apenas pelo Sauber e por Stoffel Vandoorne.
Mercedes, Force India, Haas e Fernando Alonso optaram por nove jogos de ultramacios, enquanto Red Bull, Williams e Toro Rosso terão oito à disposição e a Renault apenas sete.
A variedade da seleção de pneus para Baku reflete-se também nos supermacios, com pilotos como Kimi Raikkonen e Charles Leclerc a escolherem apenas um jogo desse composto, contrastando com Carlos Sainz e Nico Hulkenberg, com quatro.
O facto de a data da corrida ter sido alterada de Junho para Abril faz com que a Pirelli não saiba bem o que esperar numa pista que deverá ter temperaturas mais baixas face aos anos anteriores.
“Baku é um pouco estranho”, disse Mario Isola, diretor da Pirelli Motorsport. “É um circuito citadino mas com uma reta onde se atingem grandes velocidades.”
“Alguns setores são muito, muito rápidos, mas há partes da pista à sombra e com diferentes temperaturas. No ano passado foi em Junho, por isso é claramente diferente.”
Isola diz também estar à espera que o ultramacio seja capaz de realizar mais voltas em Baku do que em Shanghai.
“Acredito que o ultramacio seja uma escolha menos agressiva se compararmos com Shanghai. Penso que a diferença entre os tipos de pneus será de cerca de meio segundo.”